Para Kahaner (1996), Inteligência Competitiva (IC) é o “Processo institucional sistemático para garimpar e analisar informações sobre as atividades da concorrência e as tendências do setor específico e do mercado em geral, com o propósito de levar a organização a atingir seus objetivos e metas estratégicas”.
Há várias denominações sobre o conceito, mas a que eu mais gosto, e que simplifica tudo da forma mais prática, é a versão de K. W. Tyson (1998): “...A inteligência está em transformar informações dispersas em conhecimento estratégico.”
As etapas do processo de IC estão dispostas da seguinte forma:
I- Identificação das necessidades de informação: é a etapa em que se identifica o que essencialmente precisa ser monitorado no ambiente interno (resultados, clientes, fornecedores, etc.) e no ambiente externo da empresa (players, novos mercados, tendências, etc.).
II- Coleta: é a etapa de seleção e organização da informação (define-se como coletar, onde armazenar e como organizar a informação).
III- Análise das informações: é a etapa onde as informações são trabalhadas, através das ferramentas mais utilizadas em IC (Análise da Indústria ou 5 Forças de Porter, Análise SWOT, Matriz BCG, etc.).
IV- Disseminação da informação: é a etapa onde a informação chega aos clientes internos do processo de IC em forma de "conhecimento estratégico".
Na próxima semana eu falarei sobre as Ferramentas de Análise em IC.
Abraços,
Well