domingo, 26 de dezembro de 2010

O que é Inteligência Competitiva (IC)?

Para Kahaner (1996), Inteligência Competitiva (IC) é o “Processo institucional sistemático para garimpar e analisar informações sobre as atividades da concorrência e as tendências do setor específico e do mercado em geral, com o propósito de levar a organização a atingir seus objetivos e metas estratégicas”.


Há várias denominações sobre o conceito, mas a que eu mais gosto, e que simplifica tudo da forma mais prática, é a versão de K. W. Tyson (1998): “...A inteligência está em transformar informações dispersas em conhecimento estratégico.”


As etapas do processo de IC estão dispostas da seguinte forma: 


I- Identificação das necessidades de informação: é a etapa  em que se identifica o que essencialmente precisa ser monitorado no ambiente interno (resultados, clientes, fornecedores, etc.) e no ambiente externo da empresa (players, novos mercados, tendências, etc.).


II- Coleta: é a etapa de seleção e organização da informação (define-se como coletar, onde armazenar e como organizar a informação).


III- Análise das informações: é a etapa onde as informações são trabalhadas, através das ferramentas mais utilizadas em IC (Análise da Indústria ou 5 Forças de Porter, Análise SWOT, Matriz BCG, etc.).


IV- Disseminação da informação: é a etapa onde a informação chega aos clientes internos do processo de IC em forma de "conhecimento estratégico". 








Na próxima semana eu falarei sobre as Ferramentas de Análise em IC.


Abraços,


Well

Recomende este blog