domingo, 2 de janeiro de 2011

Ferramentas de análise para Inteligência Competitiva - parte 1

Nesta primeira parte, falarei sobre Análise SWOT (ou Análise FOFA, em português).


Segundo Kotler (2000), a Matriz SWOT é utilizada na avaliação global das forças e fraquezas do ambiente interno de uma organização, e das oportunidades e ameaças do ambiente externo de uma organização. SWOT vem dos termos em inglês Strenghts (forças), Weaknesses (fraquezas), Opportunities (oportunidades) e Threats (ameaças). O seu uso se dá no cruzamento das informações provenientes do ambiente interno e do ambiente externo da organização. Dentre vários modelos existentes de Matriz, eis a que eu utilizo nas minhas análises:




Modelo sugerido para a Matriz SWOT


Para se elaborar o cruzamento das informações, é necessário fazer os seguintes questionamentos: "Considerando os  pontos fortes de uma organização, quais ações devem ser tomadas para aproveitar e crescer com as oportunidades do ambiente externo e quais serão as ações de resistência contra as ameaças?".


O mesmo vale para os pontos fracos: "Considerando as  fraquezas de uma organização, quais ações devem ser tomadas para dar a volta por cima diante de uma oportunidade do ambiente externo e quais serão as ações de sobrevivência diante das ameaças?".


A próxima ferramenta de análise que será abordada aqui no blog é a Análise das 5 Forças de Porter (ou Análise da Indústria).


Abraços.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Recomende este blog