segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Ferramentas de análise para Inteligência Competitiva - parte 3

Agora, nós iremos falar sobre análise de cenários e a ferramenta escolhida foi a "Análise LONG´PEST":


Uma das ferramentas de análise do ambiente externo (análise de cenários) é a Análise LONG-PEST (Site NetMBA), que identifica as tendências relacionadas aos fatores Políticos, Econômicos, Sócio-culturais e Tecnológicos, nos níveis Local, Nacional e Global. A Análise LONG-PEST possibilita identificar quais os cenários ou tendências que podem afetar determinado negócio ou organização a curto, médio ou longo prazo. A figura abaixo representa a estrutura de uma Análise LONG-PEST:


Modelo de Análise LONG-PEST

Com base neste modelo, podemos dizer que uma determinada empresa XYZ, do setor de  aviação, precisa analisar as tendências/cenários econômicos que possam impactar os seus negócios num âmbito global. Por exemplo: As empresas aéreas precisam estar atentas às tendências e variações do valor do barril de petróleo, pois, num nível global, pode afetar o custo de combustível para operação de suas aeronaves.

O próximo assunto a ser postado será "Análise dos Concorrentes". Até a próxima!!!

Abraço$$$

Well

domingo, 2 de janeiro de 2011

Estadão (01/01/2011): Facebook recebe mais ''visitas'' que o Google

Repasso aqui uma matéria do jornal O Estado de São Paulo, em 01/01/11, falando sobre a ascensão do Facebook diante do gigante Google nos EUA:

O Facebook ultrapassou o Google pela primeira vez como o site mais visitado nos Estados Unidos em 2010. O título coroa um período de rápido crescimento do Facebook.
Em seis anos, a rede social atingiu 500 milhões de usuários em todo o mundo. Seu fundador, Mark Zuckerberg, também foi escolhido como Personalidade do Ano pela revista Time no ano passado.
O Facebook superou o Google, abocanhando 8,9% de todas as visitas a páginas da internet nos Estados Unidos entre janeiro e novembro de 2010. O Google ficou em segundo lugar com 7,2% de todas as visitas, de acordo com o serviço de medição online Experian Hitwise.
De acordo com os analistas, mais do que uma troca de postos, a liderança do Facebook é um exemplo de uma mudança mais profunda que está em curso: a maneira como os americanos têm acesso a notícias e como interagem entre si.
Por causa disso, o Facebook evoluiu de um veículo em que as pessoas dividiam fotos de aniversário e reencontravam amigos de colégio para se tornar um "universo" no qual as pessoas podem assistir filmes ou solicitar recomendações de restaurante.
O Google dominou o primeiro lugar como site mais visitado nos Estados Unidos em 2008 e 2009. A rede social MySpace, da News Corp, foi o site mais visitado no mercado americano em 2007 e ficou em sétimo lugar no último levantamento.
Vale ressaltar, no entanto, que, quando todas as propriedades da empresa são consideradas, incluindo o YouTube e os serviço de e-mail, o Google ainda é o mais visitado com 9,9% de janeiro a novembro de 2010. Nesse cálculo, o Facebook vem na sequência, com os mesmos 8,9% O Yahoo e todas suas propriedades aparece em terceiro, com 8,1%.

Ferramentas de análise para Inteligência Competitiva - parte 2

Nesta segunda parte, falarei sobre a Análise das 5 Forças de Porter (ou Análise da Indústria):

Porter (2000), identificou cinco forças que determinam a atratividade intrínseca de lucro a longo prazo de um mercado ou segmento de mercado: concorrentes do setor, novos concorrentes potenciais, substitutos, compradores e fornecedores. As ameaças que essas forças representam são:
  • Ameaça da rivalidade intensa do segmento: um segmento não é atraente se já possui concorrente poderosos, agressivos ou em grande número;
  • Ameaça de novos concorrentes: a atratividade de um segmento varia conforme se configuram as barreiras à entrada e à saída desse segmento;
  • Ameaça de produtos substitutos: um segmento não é atraente quando há substitutos reais ou potenciais para o produto;
  • Ameaça do poder de barganha cada vez maior dos compradores: um segmento não é atraente se os compradores possuírem um poder de barganha grande ou em crescimento;
  • Ameaça do poder de barganha cada vez maior dos fornecedores: um segmento não é atraente se os fornecedores da organização puderem elevar os preços ou reduzir as quantidades fornecidas.



Modelo ilustrado das 5 Forças de Porter


A análise das 5 forças serve como um ótimo norteador para a definição da estratégia de posicionamento do negócio a ser estruturado. Lembrando que, segundo Michael Porter, as estratégias genéricas de posicionamento junto ao mercado são: alta performance em custo, diferenciação e foco.


Na próxima semana, darei continuidade às ferramentas aplicadas em IC, falando sobre análise  de cenários e análise de concorrentes.


Abraços!!!

Ferramentas de análise para Inteligência Competitiva - parte 1

Nesta primeira parte, falarei sobre Análise SWOT (ou Análise FOFA, em português).


Segundo Kotler (2000), a Matriz SWOT é utilizada na avaliação global das forças e fraquezas do ambiente interno de uma organização, e das oportunidades e ameaças do ambiente externo de uma organização. SWOT vem dos termos em inglês Strenghts (forças), Weaknesses (fraquezas), Opportunities (oportunidades) e Threats (ameaças). O seu uso se dá no cruzamento das informações provenientes do ambiente interno e do ambiente externo da organização. Dentre vários modelos existentes de Matriz, eis a que eu utilizo nas minhas análises:




Modelo sugerido para a Matriz SWOT


Para se elaborar o cruzamento das informações, é necessário fazer os seguintes questionamentos: "Considerando os  pontos fortes de uma organização, quais ações devem ser tomadas para aproveitar e crescer com as oportunidades do ambiente externo e quais serão as ações de resistência contra as ameaças?".


O mesmo vale para os pontos fracos: "Considerando as  fraquezas de uma organização, quais ações devem ser tomadas para dar a volta por cima diante de uma oportunidade do ambiente externo e quais serão as ações de sobrevivência diante das ameaças?".


A próxima ferramenta de análise que será abordada aqui no blog é a Análise das 5 Forças de Porter (ou Análise da Indústria).


Abraços.

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