domingo, 26 de dezembro de 2010

O que é Inteligência Competitiva (IC)?

Para Kahaner (1996), Inteligência Competitiva (IC) é o “Processo institucional sistemático para garimpar e analisar informações sobre as atividades da concorrência e as tendências do setor específico e do mercado em geral, com o propósito de levar a organização a atingir seus objetivos e metas estratégicas”.


Há várias denominações sobre o conceito, mas a que eu mais gosto, e que simplifica tudo da forma mais prática, é a versão de K. W. Tyson (1998): “...A inteligência está em transformar informações dispersas em conhecimento estratégico.”


As etapas do processo de IC estão dispostas da seguinte forma: 


I- Identificação das necessidades de informação: é a etapa  em que se identifica o que essencialmente precisa ser monitorado no ambiente interno (resultados, clientes, fornecedores, etc.) e no ambiente externo da empresa (players, novos mercados, tendências, etc.).


II- Coleta: é a etapa de seleção e organização da informação (define-se como coletar, onde armazenar e como organizar a informação).


III- Análise das informações: é a etapa onde as informações são trabalhadas, através das ferramentas mais utilizadas em IC (Análise da Indústria ou 5 Forças de Porter, Análise SWOT, Matriz BCG, etc.).


IV- Disseminação da informação: é a etapa onde a informação chega aos clientes internos do processo de IC em forma de "conhecimento estratégico". 








Na próxima semana eu falarei sobre as Ferramentas de Análise em IC.


Abraços,


Well

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Recomende este blog